sábado, 28 de novembro de 2009

Inteligência x Felicidade

Colocar dois pontos extremamente aleatórios um contra o outro é um tanto absurdo e ousado, mas, algumas pessoas têm o mesmo pensamento que eu: Inteligência é ligado a felicidade por um laço muito apertado. Pode parecer absurdo, pode chorar, espernear, gritar, reclamar com o Batman e até fazer um mimimi sobre, mas estão ligados, bom... pelo menos de acordo com o meu ponto de vista e de alguns amigos que partilham da mesma teoria.

Bom, inteligência é algo crucial na vida, pelo menos pra mim. Eu não suporto ignorância de forma alguma, ainda mais quando a pessoa pode evoluir mas não liga pra isso. As vezes, alguns fatores sociológicos servem de argumento para ignorância, mas em grande maioria, é escolha da própria pessoa. Alguns alegam falta de tempo, de chances na vida, mas eu, sinceramente, falo que é tudo balela! Não precisa ser um intelectual de QI altíssimo almejando trabalhar na INTEL ou na NASA, mas pode muito bem ter um pouco de conhecimento sobre um pouco de tudo e assim ser diferente dos demais.

Agora explicando o ponto ao qual o post foi gerado, partindo do preceito que és inteligente, tu começas a perceber que algumas coisas na vida são extremamente sem graça, algumas coisas que outras pessoas fazem, atitudes, ações, reações, etc. Não importa o que, mas começa a olhar com outros olhos e pensar: "Não acredito que essa pessoa possa agir dessa maneira", a relação com os demais começa a se tornar insuportável, você começa a ser chato com pessoas que não são agradáveis a você, ou seja, que não conseguem bater um papo direto contigo sem que você precise ficar explicando tudo que se passa na tua cabeça ou que fale um conceito e a pessoa não entenda bulhufas do dito. Partindo deste ponto, posso afirmar veementemente que as pessoas começam a se tornar entediantes, visto que é mais fácil uma pessoa ser ignorante do que inteligente, mesmo na faculdade, há somente uma ou duas pessoas das quais consigo ter um papo agradável, e talvez nenhuma com que eu consiga falar de tudo e a pessoa contra-argumentar o dito.

Se as pessoas começam a se tornarem entediantes porque és inteligente, logo, acaba sendo extremamente difícil encontrar alguém interessante, e felicidade é estreitamente ligado as pessoas ao teu redor, mas, se essas pessoas são entediantes e desinteressantes, como é possível elas estarem ao seu redor? Atualmente eu me encontro neste dilema, esse ano conheci apenas uma pessoa que consegui desenvolver um papo agradável, e pasmem, nos conhecemos no ponto de ônibus quando pedi um isqueiro emprestado, logo voltamos juntos falando sobre política, religião e faculdade, claro, estudamos na mesma instituição.

Talvez por isso esteja tão difícil, atualmente, de eu me relacionar com alguém, seja quem for...

Enfim, só abordei este assunto porque essa semana eu fui me atualizar nos seriados (atualmente, um de meus pouquíssimos passatempos) e enquanto assistia House, cheguei ao episódio número oito da sexta temporada (Ignorance is bliss, ou ignorância é uma bênção, em português), e o episódio tratava justamente disso! (SPOILER) Uma pessoa formada pelo MIT com um QI de 174 (gênio), com diversos artigos e livros publicados, praticamente, em sua adolescência, e depois, esta pessoa entrou no aninomato e virou um entregador! Bom, o motivo disso é simples, o gênio se apaixonou, mas a pessoa pela qual ele se apaixonou era normal e, até um tanto quanto burrinha. Para contornar esse problema, ele começou a tomar um xarope que o fazia ficar burro! SIM, SE AUTO-MEDICAVA PARA SER IGUAL OS DEMAIS, e assim encontrou sua felicidade ao lado de uma garota, que, como ele mesmo disse: "Ela é mais parecida com um macaco do que comigo, em termos de inteligência".

Não que eu esteja me distanciando dos demais e sendo prepotente ao ponto de falar "vocês são imbecis e eu sou inteligente, distanciem-se de mim", mas sim esclarecer o ponto de felicidade x inteligência, qual eu acredito! Não existe conto de fadas, e não é qualquer tampa que vai servir para tua panela, mas sim algo que realmente se encaixe! Eu acredito nas diferenças, e acredito que elas só separam os caminhos das pessoas. Acredito que inteligência é evolução, discernimento é esclarecimento, e, sabedoria é fundamental!

Disso não estou incerto, é uma teoria e posso dissertar quanto quiser sobre, se é incerto para ti, debata comigo, mude minha opinião, tenha certeza que isso fará com que eu tenha um enorme respeito para contigo!

Hasta!

4 comentários:

Nath disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nath disse...

Cara!!

SENSACIONAL tudo que escreveu.
Concordo em gênero, numero e grau e confesso que passo por situações semelhantes as quais citou.

As pessoas preferem ser ignorantes do que tentar desenvolver o potencial que já possui.

Continue a escrever, nada de excluir. Está indo muito bem parabéns!

Vou te seguir.

Beijos!

Vinicius disse...

eu não lembro onde eu tinha lido... era uma reportagem eu acho.. meio velha e tal... de um cara com QI mega alto que passava os finais de semana embriagado.. e ele disse mais ou menos assim "eu bebo para poder passar um tempo com as pessoas ignorantes de tudo, se não existissem tais pessoas a vida não seria divertida"
era algo assim.. lembro que o cara era bem grosso..
vc pode ser inteligente e mesmo assim sociável mesmo com as pessoas menos dotadas de inteligencia, seja por preguiça ou por que não tem aptidão mesmo, basta vc ser uma pessoa com vários assuntos, afinal não adianta vc discutir física quântica experimental com um aluno de filosofia ou letras... vc tem que saber conversar sobre futilidades, coisas inuteis, cultura inutil... do mesmo jeito que vc pega e debate alguma coisa séria... isso sim é ser inteligente..

btw um adendo ao seu texto... QI alto não quer dizer que o cara é gênio... QI é quociente de inteligencia.. ou seja capacidade do peão de absorver informação e processar ela de forma eficaz e guardar na memoria... eu tenho o QI alto e to muito longe de ser um gênio...

Anônimo disse...

eu acho o contrário, quanto mais inteligente mais feliz. O problema é vc procurar a felicidade nos outros e não no seu interior. Nao importa o quao burro vc seja vc nunca será feliz dessa maneira.

Lucão